Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU avalia sistemas de prevenção e combate ao assédio nas universidades federais

Auditoria realizada nas 69 universidades federais busca contribuir para criação de ambiente universitário mais seguro e respeitoso para o cidadão
Por Secom TCU
10/03/2025

Categorias

  • Educação

O Tribunal de Contas da União (TCU) analisa, na sessão plenária desta quarta-feira (12/3), auditoria que avaliou os sistemas e as práticas de prevenção e combate ao assédio nas universidades federais. O trabalho foi realizado após aumento de 44,8% no número de processos julgados na justiça sobre assédio sexual, entre 2021 e 2023. 

Sob a relatoria do ministro Aroldo Cedraz, a fiscalização abrangeu as 69 universidades federais e verificou que cerca de 60% delas não apresentam política institucionalizada ou plano setorial de prevenção e combate ao assédio. 

Além de identificar e abordar as lacunas e fragilidades, a auditoria buscou incentivar a implementação de políticas e práticas eficazes de prevenção e combate ao assédio, contribuindo para a criação de ambiente universitário mais seguro e respeitoso para o cidadão. 

 

_____________________________________________

SERVIÇO

Processo: TC 007.263/2024-4 

Relator: ministro Aroldo Cedraz 

Data: quarta-feira (12/3) 

Horário: 14h30 

Transmissão: canal do TCU no YouTube 

Secom – MM/rs 

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300