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Serviços públicos digitais: TCU avalia qualidade e satisfação da população
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O Tribunal de Contas da União (TCU) analisa, na sessão plenária desta quarta-feira (2/4), a auditoria que avaliou a qualidade dos serviços públicos digitais. O objetivo foi verificar se os serviços prestados estão de acordo com os padrões técnicos atuais e o nível de satisfação da população que utiliza esses serviços. O relator do processo é o ministro Walton Alencar Rodrigues.
A fiscalização ouviu mais de mil cidadãos e avaliou, especificamente, quatro serviços: “Meu SUS Digital”, do Ministério da Saúde (MS), “Solicitar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência”, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), “Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio”, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e “Registrar Ocorrência Policial Online”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A auditoria abrangeu o período entre fevereiro e julho de 2024.
O que são os serviços públicos digitais?
Os serviços públicos são atividade administrativa ou de prestação direta ou indireta de bens ou serviços à população, realizada por órgão ou entidade da administração pública.
A oferta de serviços públicos por meios digitais (como websites, aplicativos móveis e outros meios eletrônicos) tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos a informações e serviços governamentais, além de reduzir a burocracia, aumentar a transparência e melhorar a eficiência dos processos administrativos.
São exemplos de serviços públicos digitais a emissão de documentos, a consulta de informações, o pagamento de taxas e a participação dos cidadãos nos processos de tomada de decisão, como por meio de consultas públicas e votações.
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SERVIÇO
Processo: TC 002.007/2024-0
Relator: ministro Walton Alencar Rodrigues
Data: quarta-feira (2/4)
Horário: 14h30
Transmissão: canal do TCU no YouTube
Secom – LB
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