Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Auditoria avalia impacto de projetos do UNODC na Colômbia

Auditores que atuam junto ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime acompanharam ações para combater economias ilegais
Por Secom TCU
09/04/2025

Categorias

  • Relações Exteriores

A equipe de profissionais que atua junto ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realizou auditoria em um dos mais de 500 projetos de desenvolvimento alternativo promovidos pela agência na Colômbia. O objetivo foi avaliar a eficácia da gestão dos programas voltados à repressão do tráfico de drogas, à prevenção do uso de substâncias ilícitas, ao combate do crime organizado, à corrupção, ao terrorismo e à justiça criminal.

A auditoria avaliou técnicas de desenvolvimento alternativo, abordagem que busca reduzir a vulnerabilidade das populações que vivem em regiões fortemente afetadas por economias ilegais, em especial o cultivo de coca e a presença de grupos armados. Para isso, o UNODC implementa soluções integradas que vão desde assistência técnica e fornecimento de insumos até a articulação com mercados especializados, de modo a promover a inserção dessas comunidades na economia lícita. Atualmente, mais de 60 mil famílias são beneficiadas pelos projetos.

image _1_.jpg
Equipe de auditoria acompanhada de agricultores e funcionários da UNODC

Impacto social

Durante a auditoria, a equipe visitou uma cooperativa de beneficiamento de leite em Sibaté, na região metropolitana de Bogotá, e observou os impactos das ações voltadas ao aumento da produtividade e geração de valor agregado. Entre as iniciativas destacadas, estão os investimentos em sistemas de captação e armazenamento de água para consumo animal e a irrigação da lavoura de milho durante os períodos de seca.

Além disso, os auditores entrevistaram beneficiários do projeto, que ressaltaram a importância da participação feminina para o fortalecimento e a continuidade das ações. O trabalho reforçou na equipe a convicção quanto à relevância e ao impacto social da atuação do UNODC.

Os resultados do trabalho serão apresentados e discutidos com os responsáveis pela entidade auditada antes da finalização do relatório.

As auditorias do Brasil no âmbito do Conselho de Auditores da ONU são realizadas por auditores do TCU, CGU e tribunais de contas estaduais e municipais.

 

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – DG/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300